Blogue ATS: A dimensão das desigualdades sociais na adaptação às alterações climáticas

O novo post no Blogue ATS apresenta uma abordagem ao tema “A dimensão das desigualdades sociais na adaptação às alterações climáticas”, por Ana Rita Matias, socióloga e doutoranda no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, integrada no Doutoramento de Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável.

“O conceito de justiça climática tem vindo a tornar-se cada vez mais relevante quando é abordado o tema das alterações climáticas e os seus impactos em diferentes regiões do globo. As alterações climáticas estão a colocar diferentes comunidades numa situação de desvantagem cumulativa face a esses impactos e aos recursos que lhes são disponibilizados para se adaptar. Não é possível compreendermos a (in)justiça climática – e como pensar o problema da adaptação – sem compreender o problema das desigualdades sociais.”