Abertas as inscrições para a 2ª Escola de Inverno em Ferramentas digitais para a investigação nas ciências sociais, 4 a 8 de fevereiro, no ICS.

O objetivo desta Escola é explorar as potencialidades do uso de ferramentas digitais na investigação em Ciências Sociais, incentivando os participantes a atualizarem os seus conhecimentos sobre estas temáticas e a refletirem sobre possíveis aplicações para os seus projetos de investigação. Atendendo à importância dos meios digitais no trabalho académico e à rapidez da transformação tecnológica neste domínio, esta Escola procura dar resposta a necessidades de formação metodológica não cobertas pelos atuais cursos graduados e pós-graduados. Durante uma semana os participantes irão ter a oportunidade de entrar em contacto com as funcionalidades de alguns programas especializados para a recolha e análise de dados numa investigação científica, mas também de explorar as potencialidades das ferramentas digitais na organização, estruturação e divulgação de trabalhos de investigação. A Escola é composta por cinco módulos que abrangem as várias etapas do trabalho de investigação, nomeadamente a organização, recolha e sistematização de informação, escrita e referenciação académica, análise de redes sociais, recolha de dados quantitativos e qualitativos online, cartografia e disseminação do trabalho científico para públicos alargados.

Os módulos são complementares, mas podem ser frequentados de forma autónoma, ainda que o número de vagas avulsas seja limitado. A formação ministrada tem uma dimensão essencialmente prática, com a realização de exercícios pelos alunos em todos os módulos.

Esta Escola é organizada em colaboração com o IGOT Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

O curso contará com a participação de investigadores do ICS-ULisboa: Ana Delicado, Jussara Rowland, Luís Junqueira, Mónica Truninger e Simone Tulumello.

Mais informações aqui: https://www.ics.ulisboa.pt/metodos-e-tecnicas/ferramentas-digitais-para-investigacao-nas-ciencias-sociais-ii?fbclid=IwAR0-g1s_-NVK4lJ_tDgGHdBn0PUcXFr2k01w-0Ew7JC38Z15jhMQWqJ4OBc