destaque

Fronteiras XXI “O que é que podemos fazer pelo planeta?

Fronteiras XXI “O que é que podemos fazer pelo planeta?” (site aqui).
Oradores: Luísa Schmidt (socióloga),  Tiago Domingos (engenheiro do ambiente) e Filipa Saldanha (economista). O programa é transmitido em directo para a RTP3 e é moderado pela jornalista Ana Lourenço.
Inscrições:
Indicações práticas
Após confirmação da inscrição, os participantes devem comparecer no Teatro Thalia, Estrada das Laranjeiras nº 211  (direcções aqui ) às 21h30. O debate inicia às 22h30 e tem a duração de 90 minutos.
Tópicos sobre o programa:
  • A vida na Terra está mais ameaçada do que nunca, com a crise climática a agravar-se a um ritmo mais acelerado do que o previsto.
  • Hoje 7,7 mil milhões de pessoas habitam o planeta, em 2050 serão quase 10 mil milhões. Como é que se vai alimentar uma população crescente?
  • As emissões de gases com efeito de estufa não dão sinais de abrandamento, para responder às necessidades dos transportes, indústria e da agro-pecuária, levando ao aumento da temperatura e ao agravamento do degelo nos pólos.
  • As florestas continuam a ser dizimadas para aumentar a produção de gado e de culturas como a soja.
  • Está em curso uma extinção de milhões de espécies de animais e de plantas que afectará todos.
  • O que podemos fazer para alterar este cenário? Como devemos actuar para reduzir a nossa pegada ecológica?

Já se encontra disponível online o debate que contou com a participação de Luísa Schmidt, investigadora no ICS-Ulisboa e coordenadora do Observa.