No último post do Blogue SHIFT, João Guerra (ICS-ULisboa) desenvolve uma análise premente da 27ª sessão da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, decorrida entre 6 e 18 de Novembro de 2022, no post “COP 27 – premência, apreensão e esperança“.
Neste artigo a não perder, o investigador aborda os antecedentes desta Conferência e “o espírito que dominava o ambiente nas vésperas”, os seus resultados concretos e perspetivas futuras.
“Ora, se poucos põem em causa a necessidade de mudança, sob pena de um futuro incerto para a humanidade, muitos procuram aliviar o peso da transição e passar o fardo para o seu concorrente mais próximo, culpando-se mutuamente pela inação. […]
Numa palavra, como referia o presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, em Sharm el-Sheikh, “precisamos de mais liderança para reverter esta escalada e os acordos já finalizados [incluindo aqui o fundo de perdas e dados agora acordado] têm de sair do papel“.”
João Guerra é sociólogo, investigador auxiliar no ICS-ULisboa e professor no Programa de Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável e no Mestrado Design para a Sustentabilidade. No ISCTE-IUL é professor convidado de Sociologia do Ambiente. Desde 2019, integra a equipa de coordenação da Secção Ambiente e Sociedade da Associação Portuguesa de Sociologia.