publicações

Construção Mediática das Energias Renováveis: as centrais eólicas e solares de 2001 a 2013

Tipo de Publicação: Policy Brief

Horta, Ana e Oliveira, Carla (2014), Construção mediática das energias renováveis: as centrais eólicas e solares de 2001 a 2013, Relatório de Pesquisa, Lisboa, ICS ULisboa.

Associada ao Projecto RENERGY.

Este relatório apresenta os principais resultados da análise mediática desenvolvida no âmbito do projecto RENERGY – Consensos e controvérsias  sociotécnicas sobre energias renováveis, a decorrer entre 2012 e 2014 no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, em colaboração com a Universidade de Aveiro e o Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), sob a coordenação de Ana Delicado, e com financiamento da Fundação de Ciência e Tecnologia.

O objectivo central do projecto consiste em examinar os consensos e controvérsias em torno da macro-geração de energias renováveis, nomeadamente as centrais de produção de energia eólica e solar, de modo a compreender as atitudes sociais relativas a estas tecnologias. É bem conhecido o papel central que os media desempenham na modelação das percepções públicas da realidade, bem como das questões ambientais, pelos modos específicos como tendem a enquadrá-las. No entanto pouco estudos têm abordado o modo como o desenvolvimento das energias renováveis e, em particular, as centrais eólicas e solares, têm sido retratadas nos media. Nesse sentido, foi desenvolvida uma análise da construção mediática das questões relacionadas com energias renováveis em Portugal.