No mais recente post do Blogue SHIFT, da autoria de Leonor Prata, Luísa Schmidt e João Guerra (ICS-ULisboa), saiba mais sobre a cooperação lusófona em matéria de Educação Ambiental, que abrange interlocutores da política, sociedade civil e academia, entre os quais se inclui o Observa – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade (ICS-ULisboa).
“Nesta curta reflexão, sublinhámos a relação sinérgica entre a cooperação multilateral diplomática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a sociedade civil, representada pela Rede Lusófona de Educação Ambiental (REDELUSO). Em particular, destacámos um Grupo de Trabalho que, por meio de uma colaboração baseada no reconhecimento mútuo e capacitação conjunta, empreendeu a sistematização dos caminhos da Educação Ambiental na CPLP e de linhas orientadoras que possam guiar futuras agendas políticas.”
-𝑳𝒆𝒐𝒏𝒐𝒓 𝑷𝒓𝒂𝒕𝒂 é doutoranda em Sociologia no ICS-ULisboa, integrada no GI SHIFT e na equipa do Observa, coordenada por Luísa Schmidt e João Guerra, na 2ª Edição do Inquérito de EA na CPLP (OBSERVA&ASPEA) e no GTEA-CPLP (REDELUSO&CPLP).
-𝑳𝒖𝒊́𝒔𝒂 𝑺𝒄𝒉𝒎𝒊𝒅𝒕 é socióloga, coordenadora do Observa e investigadora coordenadora do ICS-ULisboa. Integra o Comité Científico do Programa Doutoral em ‘Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável’.
-𝑱𝒐𝒂̃𝒐 𝑮𝒖𝒆𝒓𝒓𝒂 é sociólogo, investigador no ICS-Ulisboa e docente no Programa Doutoral de Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável (ICS-Ulisboa), no Mestrado de Design para a Sustentabilidade (FBA e ICS-Ulisboa) e na Licenciatura de Sociologia (ISCTE-IUL). Desde 2019, co–coordena a Secção Ambiente e Sociedade da Associação Portuguesa de Sociologia.