No artigo Adaptação climática: governança da água tem de ser mais justa e resiliente, publicado esta semana no Blogue SHIFT, Carla Gomes (ICS-ULisboa) analisa o estado atual da governança da água ao nível nacional, europeu e internacional, abordando os desafios para a adaptação às alterações climáticas.
“Certo é que a crise da água é, acima de tudo, um problema de governança, e esta terá de refletir, cada vez mais, a interligação dos ecossistemas e das comunidades humanas ao nível global. A necessidade de nos adaptarmos às alterações climáticas vai necessariamente obrigar-nos a valorizar o recurso água, mas também a tomar decisões difíceis, que podem gerar conflitos entre países, regiões, setores económicos e grupos sociais. ”
– Carla Gomes é investigadora do ICS-ULisboa, integrada no Grupo de Investigação SHIFT – Ambiente, Território e Sociedade. Coordena a área de Sociedade, Governança e Políticas do projeto B-WaterSmart (H2020, financiado pela Comissão Europeia). Green Deal Net expert (adaptação, governança climática e transição justa).