Hoje no Blogue SHIFT, contamos com o post de Marcella Conceição (ICS-ULisboa) que aborda a “Adaptação climática no setor da água: uma análise da aceitação social para reutilização“. Saiba mais acerca deste tema e conheça a investigação doutoral da autora, que visa “identificar as barreiras e fatores impulsionadores para a aceitação da reutilização de água tratada”, considerando percepções de risco, justiça e confiança.
” A reutilização de águas residuais é uma prática que tem vindo a se estabelecer nos países europeus como solução para promover a reintegração do recurso no ciclo de utilização. Países do sul europeu já vêm estabelecendo a reutilização como forma de assegurar não só maior disponibilidade de água para um território seco, mas também garantir uma economia circular e sustentável no setor. […] Entretanto, o que ainda tem sido pouco explorado é a aceitação dos diversos agentes envolvidos na implementação e execução dos projetos, construção de infraestruturas e regulamentação da prática, além da aceitação pública.”
Marcella Conceição é bióloga, doutoranda do programa em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável (ICS-ULisboa) e investigadora assistente no Projeto H2020 B-Water Smart. Tem estudado o papel da aceitação social na implementação e desenvolvimento de soluções de adaptação às ACs no setor da água. Como ativista do clima, é voluntária na ONG YCL, na área da formação de jovens para liderança climática.