Blogue SHIFT | Fazer experiências com a divulgação de um projeto – Parte II: a Zine

No mais recente artigo do Blogue SHIFT, Jussara Rowland (ICS-ULisboa), Ana Delicado (ICS-ULisboa) e Clara Venâncio (FBAUP) abordam as ‘Zines’ como meios de divulgação científica com “características únicas, assentes na informalidade, multimodalidade e flexibilidade”.
O artigo “Fazer experiências com a divulgação de um projeto – Parte II: a Zinecompõe uma série do Blogue SHIFT que explora a comunicação científica no projeto de investigação ‘Engage IoT – Envolvimentos Sociais com a Internet das Coisas’.

“As zines, termo derivado de fanzines e ascendente de e-zines, são publicações não oficiais, produzidas de forma independente, mais ou menos artesanal, sobre temas variados. Originadas nos anos 1930 junto dos entusiastas da ficção científica, as zines ganharam sucesso a partir dos anos 1970 nos movimentos ativistas punk e da música alternativa, e dos anos 1990 no movimento underground feminista Riot Grrrl. Tradicionalmente associadas a culturas DIY, movimentos sociais e artísticos, as zines têm como principal função a disseminação de ideias e a partilha de informações fora dos circuitos convencionais. Na academia, as zines têm recebido maior atenção e reconhecimento nos últimos anos. “

– Jussara Rowland é socióloga e investigadora em pós-doutoramento do ICS-ULisboa.
– Ana Delicado é socióloga e investigadora principal do ICS-Ulisboa.
– Clara Venâncio é designer e estudante de doutoramento na Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto