No Blogue SHIFT, Jussara Rowland (ICS-ULisboa) desenvolve uma reflexão premente sobre a inteligência artificial e a academia no artigo “Para Além dos Riscos e Benefícios: Inteligência Artificial, Ferramentas Digitais e Reflexividade na Investigação em Ciências Sociais“, que visa estimular um debate “mais abrangente e intencional sobre as implicações associadas a estes processos”.
“Diante deste cenário em que a crescente co-produção de conhecimento com algoritmos parece ser uma realidade cada vez mais incontornável, levantam-se algumas questões: que competências devemos desenvolver para lidar com esta nova realidade? Que tipo de reflexão é necessária para abordar os desafios que estas tecnologias apresentam para a investigação nas ciências sociais?”
Jussara Rowland é socióloga e investigadora de pós-doutoramento no ICS-ULisboa. Os seus interesses atuais centram-se em torno do uso de métodos participativos e criativos, o impacto dos media digitais nas sociedades contemporâneas e comunicação de Ciência.