destaques

Blogue ATS: Desordenamento do território em tempo de alterações climáticas – os exemplos da CUF Tejo e do novo aeroporto no Montijo

Já está disponível o post desta semana no Blogue ATS! O artigo, que aborda a temática do “Desordenamento do território em tempo de alterações climáticas – os exemplos da CUF Tejo e do novo aeroporto no Montijo”, é assinado por Paulo Madeira, bolseiro no ICS-ULisboa do projeto “As Pessoas e o Fogo: Reduzir o Risco, Conviver com o Risco”, onde participa na avaliação de políticas e na análise dos resultados dos inquéritos realizados aos proprietários florestais e aos residentes da área de estudo.

Saber mais +

Blogue ATS: O mar não pode esperar: controvérsia em torno do derrame de petróleo em praias do Nordeste brasileiro

O artigo desta semana no Blogue ATS é assinado por José Gomes Ferreira e por Winifred Knox. O artigo intitulado “O mar não pode esperar: controvérsia em torno do derrame de petróleo em praias do Nordeste brasileiro” apresenta uma abordagem ao desastre ambiental ocorrido em Agosto 2019, quando um derrame de petróleo atingiu as praias do Nordeste brasileiro.

Saber mais +

Blogue ATS: CONCISE: O papel da comunicação nas perceções e crenças dos cidadãos europeus sobre ciência

O novo post do Blogue ATS intitulado “CONCISE: O papel da comunicação nas perceções e crenças dos cidadãos europeus sobre ciência” apresenta uma análise da Consulta Pública sobre as crenças e percepções dos cidadãos europeus sobre a comunicação da ciência, nomeadamente em quatro temas em particular – Alterações Climáticas, Organismos Geneticamente Modificados, Vacinas e Medicinas Alternativas.

Saber mais +

Blogue ATS: “Uma etnografia da comunidade piscatória de Setúbal: em defesa de uma antropologia de envolvimento”

O novo post no Blogue ATS é da autoria de Joana Sá Couto (doutoranda no ICS-ULisboa, e integrada na equipa do projecto RIVEAL – Valores e serviços dos ecossistemas fluviais e das florestas ripárias em paisagens fluviais alteradas e futuros climáticos incertos, na mesma instituição) e trata o tópico “Uma etnografia da comunidade piscatória de Setúbal: em defesa de uma antropologia de envolvimento”.

Saber mais +