Skip to content
highlights

Blogue ATS | Para além do desmonte da política ambiental brasileira

No último post do Blogue ATS, José Gomes Ferreira desenvolve uma análise premente “Para além do desmonte da política ambiental brasileira“. Neste artigo a não perder, o autor aborda o impacto das atuais políticas públicas e agendas ambientais Brasileiras na atualidade, tão como nas relações diplomáticas inter-regionais e internacionais.
“a temática ambiental está presente nas políticas nacionais desde a preparação da Conferência de Estocolmo realizada em 1972, mas isso não significa que seja encarada na sua transversalidade e cooperação entre os órgãos federativos, nem que seja prioridade da agenda política”
“O tema não se remete apenas à discussão de política interna. Enquadra-se nas preocupações de degradação do planeta e da ausência de resposta ao desmatamento e exploração de minérios (garimpo) da Amazónia. Relaciona-se ainda com os incêndios florestais na Amazónia, Cerrado e Pantanal, e a pressão do agronegócio por mais terras. A preocupação com o desmatamento é tanta que o debate tem sido trazido, por agências multilaterais e pela ciência, como nexo de causalidade entre o desmatamento e os recentes surtos epidémicos.”
José Gomes Ferreira é professor visitante no Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde leciona na graduação de Gestão de Políticas Públicas e na Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais. Coordena e participa em projetos sobre a temática ambiental, sustentabilidade, desenvolvimento regional, COVID-19, políticas públicas, memória da seca e semiárido.