Alexandra Baixinho é antropóloga, mestre em antropologia urbana, e doutorada em sociologia visual (Goldsmiths College). Tem trabalhado como investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, desde 2005, em diversos projetos na área do ambiente e das ciências sociais. Atualmente integra a equipa do projeto ClimAdaPT.Local – Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas.
Os seus projetos mais recentes têm-se centrado na sociologia das mobilidades e no estudo das transformações socioculturais contemporâneas, em particular em cidades portuárias e suas frentes de água, através de metodologias qualitativas, incluindo a fotografia e o som.
Em 2014, participou com a instalação “Waterscapes” na exposição colectiva The Future of Art is Urban: Artistic Research Practices and Methods in Social Sciences, Enclave Gallery, Londres. Colaborou também no London Villages Project, na exposição colectiva Crossing Lines – Home (Linear House Gallery, Londres) e na conferência Engaging Tactics (2012).