projeto

Data de início: 2016

Data de conclusão: 2030

ODSlocal – Portal Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Luísa Schmidt e João Guerra (coord.), Leonor Prata, David Travassos, Madalena Duque Santos, Paulo Madeira

“ODSlocal” é um projecto desenvolvido por um consórcio coordenado pelo CNADS (Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), e constituído pelo Observa (ICS-ULisboa), pela empresa 2adapt – Serviços de Adaptação Climática, e pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade Nova de Lisboa. Este projecto visa o desenvolvimento e apresentação de uma ferramenta dinâmica online, que permita monitorizar, analisar, visualizar e comunicar o contributo municipal para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Os principais objectivos desta ferramenta online dizem respeito a:

  • Visualização e evidência dos contributos municipais para os ODS;
  • Monitorização, reporte e captação de financiamento que apoie a implementação dos ODS;
  • Potenciar a colaboração das partes interessadas no âmbito dos ODS;
  • Promover e dar visibilidade às iniciativas inspiradoras desenvolvidas pela sociedade civil e pelos municípios.

O Consórcio ODSlocal dedicou 8 meses (a partir de Outubro de 2018) a desenvolver conjuntamente um protótipo de visualizador ODSlocal, garantido uma base tecnológica de qualidade, assegurando o rigor científico dos conteúdos e uma boa estratégia de comunicação, bem como a organização dos eventos previstos para este projecto. Os Municípios pioneiros – Bragança, Cascais, Castelo de Vide, Coruche, Loulé, Seia e Viana do Castelo – comprometeram-se a participar nos workshops do projeto (o Primeiro Workshop teve lugar no ICS-ULisboa a 22 de janeiro de 2019) e a contribuir para a construção e definição das funcionalidades da plataforma incluindo a preparação dos indicadores de base.

Desde 2022, a Plataforma ODSlocal iniciou a sua fase de expansão, alicerçada nos legados da fase piloto de cocriação da ideia (2018), da fase experimental de trabalho desenvolvido com um grupo restrito de sete Municípios voluntários (2019), do primeiro ano de atividade da Plataforma com 40 municípios signatários (2020), e do segundo ano com 63 municípios (2021). Neste primeiro ano de expansão, aderiram à Plataforma ODSlocal 88 Municípios, tendo 59 subscrito a versão base e 29 a versão avançada, sendo que em 2023 este valor atingiu 120 municípios, dos quais 61 são avançados. Os municípios aderentes assinaram a Carta de Compromisso e designaram os técnicos municipais que são os pontos focais responsáveis pelo acompanhamento da iniciativa ODSlocal.

As entidades do consórcio desenvolvem as seguintes valências:

  • CNADS- Coordena o Projeto ODSlocal e contribui para a constituição de parcerias e projeção pública da Plataforma ODSlocal.
  • OBSERVA (ICS-ULisboa) – Coordena os indicadores de referência, a divulgação da Plataforma para públicos diversificados, co-coordena os Laboratórios Dinâmicos e a dinamização de sessões prospetivas em territórios transfronteiriços.
  • MARE (NOVA) – Atua na área da Governança e Literacia, com a co-coordenação dos Laboratórios Dinâmicos, e a coordenação à escala local dos Laboratórios de Sustentabilidade e do ODS em Movimento.
  • 2adapt – Responsável pela conceção e desenvolvimento do Portal ODSlocal; Sistemas de Observação da Terra, Infografias, interoperabilidade entre portais e apoio aos municípios.

 


Estatuto: Entidade proponente
Financiado: Sim
Entidades: Fundação “La Caixa”
Rede: Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade Nova de Lisboa (MARE-Nova), 2adapt – Serviços de Adaptação Climática, Lda