projeto

Data de início: 01/12/2018

Data de conclusão: 31/12/2023

CONCISE – Papel da comunicação na perceção e crenças dos cidadãos europeus sobre ciência

Ana Delicado (coord.), Luísa Schmidt, Mónica Truninger, Roberto Falanga

O CONCISE tem como objetivo gerar um debate em toda a Europa sobre comunicação científica, envolvendo uma ampla gama de partes interessadas, desde meios de comunicação até decisores políticos, de cientistas a empresas, de comunicadores de ciência a organizações da sociedade civil. O CONCISE visa fornecer conhecimentos qualitativos através da consulta dos cidadãos sobre os meios / canais (meios de comunicação e redes sociais, experiência de vida, familiares, religião, ideologia política, sistema educativo …), através dos quais os cidadãos da UE adquirem os conhecimentos científicos relacionados com a ciência e como esse conhecimento influencia suas crenças, opiniões e perceções.

Para este propósito, o CONCISE explorará atitudes de 500 cidadãos (representando os 500 milhões de cidadãos da UE), em quatro tópicos selecionados: vacinas, uso de medicina complementar e alternativa (CAM), organismos geneticamente modificados (OGM) e alterações climáticas. O CONCISE realizará uma consulta cidadã em cinco países: Lisboa (Portugal), Valência (Espanha), Vicenza (Itália), Trnava (Eslováquia) e Lodz (Polônia), com a participação de 100 cidadãos em cada país (voluntários selecionados e representantes). de diferentes grupos sociais, considerando gênero, idade, nível educacional, minorias étnicas, pessoas com deficiência e carreiras profissionais). A sua compreensão e posição sobre estes quatro tópicos científicos serão avaliadas, validadas, comparadas e analisadas, sendo os resultados publicados em acesso aberto pela equipa do CONCISE. As opiniões dos cidadãos serão registradas; transcritas e analisadas com um software de linguística de corpus, a fim de obter indicadores diferentes que ajudarão todas as partes interessadas a ter uma comunicação mais direta e frutífera, evitando o perigo de discursos que geram desconfiança e mal-entendidos. Os resultados do CONCISE serão escaláveis ​​e a sua metodologia poderá ser aplicada a outros países europeus, a fim de aumentar a comunicação da ciência em termos de qualidade e quantidade em toda a Europa.

O ICS coordena o WP Disseminação e comunicação.

O CONCISE é financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do programa Horizon 2020 – Science with and for Society (Grant Agreement nº 824537).

Estatuto: Entidade participante
Financiado: Sim
Entidades: European Commission
Rede: Universidade de Valencia, Universidade Pompeu Fabra, Associação Espanhola de Comunicação de Ciência (ES), Universidade de Lodz (PL), Universidade de Travna (SK), OBSERVA (IT), FyG Consultores (ES), Danmar Computers (PL)