O desenvolvimento sustentável e a actual conjuntura socioeconómica do país veio acentuar de uma forma premente a necessidade de reduzir os consumos energéticos, incrementar o papel das energias renováveis e, desta forma, responder aos objectivos propostos na Estratégia Nacional para a Energia 2020, já traduzidos nomeadamente no PNAEE aprovado no Governo anterior. Também o actual Programa do Governo assume como objectivo prioritário “melhorar substancialmente a eficiência energética do País (redução em 25% do consumo até 2020).
No que diz respeito ao consumo individual de energia, com enfoque no segmento habitacional, tem-se tentado implantar um conjunto de “boas práticas” que passam sobretudo pela anulação de consumos inúteis, pela redução de consumos abdicáveis e por
opções de utilização de aparelhos e fontes de iluminação com maior eficiência energética.
Os elevados níveis de desinformação ainda persistentes, a percepção da distância ao poder e a desconfiança face ao Estado em medidas que revertam a favor do cidadão; bem como a reduzida capacidade financeira para adquirir veículos, aparelhos ou fontes de iluminação energeticamente mais eficientes; e ainda a inércia das práticas – têm-se constituído como as principais barreiras à mudança efectiva dos comportamentos. Torna-se, assim, indispensável conhecer os entraves à adopção de comportamentos energeticamente sustentáveis. Para isso foram identificados diferentes perfis socioeconómicos de consumidores e as representações, crenças e valores relativamente à eficiência energética associados a cada perfil.
Publicações Associadas
“Sem ela era complicado viver”: Representações, crenças e práticas juvenis sobre o consumo de energia (Comunicações)
O que se diz quando se pensa em energia? Reflexões sobre o tema da energia a partir das representações dos jovens e dos professores de uma Escola Secundária (Comunicações)
Em busca de práticas sustentáveis: a influência das crenças, dos valores e das atitudes ambientais nos comportamentos de uso de energia (Comunicações)
Estudo qualitativo sobre valores, representações e práticas de consumo e eficiência energética (Estudos)
“Sem ela era complicado viver”: Representações, crenças e práticas juvenis sobre o consumo de energia