projeto

Data de início: 1/5/2004

Data de conclusão: 1/5/2008

Separa® 2 – Sensibilização e mudança comportamental relativamente à recolha selectiva de resíduos sólidos (TRATOLIXO)

O Projecto SEPARA® foi desenvolvido pelo CEEETA e pelo ICS-UL para a TRATOLIXO ao longo de 3 anos, em duas fases.

Numa 1ª fase (Novembro 2004 – Abril 2006) o projecto teve um carácter exploratório e experimental em 6 zonas-piloto do território da AMTRES. Construiu-se um espólio único de conhecimento e foram identificados alguns factores sociais que facilitam uma maior adesão da população à separação, como por exemplo a qualidade dos espaços públicos, um modelo comunicacional com consistência e regularidade e, ainda, novas formas e fórmulas para dinamizar a participação pública.

Numa 2ª fase (Junho 2006-Novembro 2007), em resultado da aplicação dos conhecimentos e experiência adquiridos, desenvolveu-se um modelo de actuação para promover a mudança de comportamentos – materializado na Iniciativa EcoFreguesias 2007 – que abrange as 53 freguesias dos 4 concelhos da AMTRES. Esta iniciativa associa à sensibilização a transmissão directa de informação e formação com a dinamização de actores locais, visando a introdução duradoura dos hábitos de separação.

Os objectivos do projecto SEPARA® colocaram-se a 3 níveis:

ao nível das metas de separação (promover o aumento da quantidade e qualidade da separação selectiva de RSU);

ao nível do conhecimento pretendeu-se identificar os factores sociais que influem no sucesso (ou insucesso) das políticas RSU;

ao nível da formação e do envolvimento da população aplicaram-se os resultados da pesquisa numa base de community-based research, não de uma forma meramente instrumental mas que permitisse aumentar os conhecimentos e as boas práticas de separação das populações.

A este nível destaca-se o desenvolvimento da iniciativa EcoFreguesias 2007, à qual aderiram 35 Juntas de Freguesia e mais de 200 entidades locais que se envolveram em torno da separação de RSU. Os resultados da participação efectiva nas acções de formação demonstram claramente que as JF, em geral, aderiram de uma forma muito positiva à iniciativa, destacando-se a participação activa dos presidentes das JF, que marcaram presença na própria formação e revelaram grande empenho em envolver e convidar entidades locais de diversos tipos. Importa realçar o carácter pioneiro e inovador deste projecto, que simultaneamente, produz conhecimento, divulga informação e mobiliza para a participação os munícipes consciencializando-os dos desafios ambientais que enfrentamos e indo de encontro ao modus operandis proposto pela Agenda 21 Local.

 

Publicações Associadas:

Sensibilização e Mudança Comportamental Relativamente à Recolha Selectiva de Resíduos Sólidos – Relatório de Progresso (2006)

Sensibilização e Mudança Comportamental Relativamente à Recolha Selectiva de Resíduos Sólidos – Relatório Final (2007)