Tipo de Publicação: Comunicação em Ata
Horta, A. (2008). A Tematização Televisiva da “Crise Petrolífera”, pp. 2107-2118. CECS/UM
O petróleo desempenha um papel crucial no sistema energético que suporta o paradigma de desenvolvimento económico das sociedades modernas. Recentemente, uma histórica escalada do preço dos produtos petrolíferos conduziu a que se voltasse a falar de uma crise petrolífera, com importantíssimos efeitos económicos, particularmente visíveis em Portugal, dada a forte dependência energética do país face ao exterior.Se, numa perspectiva funcionalista, os media devem encarregar-se de vigiar o meio e produzir informação acerca de eventuais ameaças ao equilíbrio societal, face aossignificativos riscos associados à dependência económica do petróleo e suasconsequências ambientais, importa analisar de que modo a cobertura jornalística destes sucessivos aumentos de preço do petróleo contribuiu para a formação da opinião pública.Nesta comunicação propõe-se, assim, uma análise do modo como, na primeira metadede 2006, os telejornais de horário nobre da RTP1, SIC e TVI tematizaram a «crise petrolífera», isto é, procederam ao agendamento informativo do tema na ordem da atenção pública. Os dados analisados mostram que, não obstante a relevância defactores como o previsível esgotamento das jazidas petrolíferas, o delicado quadro geopolítico da localização das reservas de energias fósseis, a ineficiência energética dopaís e as consequências ambientais da concentração de gases com efeito de estufa,houve uma tendência para um centramento do ângulo noticioso dos telejornais na perspectiva mais restrita dos custos para os consumidores portugueses da subida dopreço do petróleo, negligenciando-se outras perspectivas. Sugere-se que a abordagemda «crise petrolífera» foi preferencialmente enquadrada em estratégias de captação de audiências, em detrimento de critérios propriamente jornalísticos e da função depromoção de uma efectiva consciência pública acerca dos riscos associados àdependência do petróleo. Os resultados obtidos mostram também diferenças entre ostrês noticiários, indiciando que o tema foi tendencialmente tratado de dois modosdistintos. Um primeiro, verificado na SIC e na TVI, em que ocorreu uma enfatização eespectacularização do tema, e um segundo, correspondente à informação da RTP1, emque a escalada de preço do petróleo surge representada de forma mais contida. Esta comunicação consiste num desenvolvimento da parte relativa à tematização da crise petrolífera de um estudo do OberCom acerca da mediatização da energia pelos principais telejornais nacionais no primeiro semestre de 2006 (Horta, 2007).