Tipo de publicação: Comunicação
Rowland, J., A. Delicado, A.N. Almeida, L. Schmidt, S. Fonseca (2017), “Há desastres em todo o lado”: uma análise de representações de riscos e catástrofes em desenhos ilustrados por crianças.”, Proceedings of the IX Congress of APS, Faro. https://bit.ly/2VCa9b1
O objetivo desta comunicação é apresentar uma análise visual das múltiplas conceções sobre riscos e catástrofes de crianças entre os 10 e os 12 anos, a partir de 123 desenhos obtidos numa atividade que teve como objetivo a seleção de um desenho para a criação do logótipo do projeto CUIDAR Culturas de Resiliência e Catástrofes entre Crianças e Jovens, financiado pelo programa Horizon 2020. A utilização do desenho como metodologia de investigação com crianças tem vindo a ser crescentemente valorizada, uma vez que pode constituir uma ferramenta para a avaliação das perspetivas das crianças, permitindo captar outras facetas das suas experiências,
proporcionando maior autonomia, naturalidade e espontaneidade na expressão infantil. Os desenhos têm também sido utilizados como instrumentos analíticos ou descritivos, sendo que neste segundo caso as ilustrações produzidas pelas crianças são utilizadas como base para entender perceções individuais sobre determinadas ideias ou fenómenos, com o objetivo de avaliar a existência e prevalência de determinadas imagens estandardizadas
presentes no imaginário infantil.