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Em busca de práticas sustentáveis: a influência das crenças, dos valores e das atitudes ambientais nos comportamentos de uso de energia
2012

Tipo de Publicação: Comunicação

Rebelo, Margarida, Menezes, Marluci, Caeiro, Tiago, Schmidt, Luísa, Horta, Ana, Correia, Augusta, Fonseca, Susana (2012). “Em busca de práticas sustentáveis: a influência das crenças, dos valores e das atitudes ambientais nos comportamentos de uso de energia”. in Actas do VII Congresso Português de Sociologia Sociedade, Crise e Reconfigurações Porto, 20 a 23 de Junho de 2012.

O estudo que se apresenta é parte integrante do projeto Net Zero Energy School: Reaching the community, cujo
objetivo é identificar como as perceções e os comportamentos relativos à energia, conjuntamente com a
caracterização de parâmetros físicos do espaço, podem contribuir para uma maior eficiência no consumo de
energia numa escola secundária de Lisboa, recentemente requalificada. Os principais resultados, obtidos através
de um inquérito por questionário aplicado a uma amostra representativa de 731 estudantes do 3º ciclo e do ensino
secundário, mostram a forte influência do género, da idade e da classe social nas representações e práticas de uso
de energia. As raparigas apresentam uma representação mais tradicional da energia, sobretudo associada à luz e à
eletricidade e ao uso de equipamentos domésticos, atribuem maior importância à conservação de energia e uma
maior preocupação com o ambiente e com a diminuição do consumo de energia no país. Por outro lado, os
rapazes têm um conhecimento mais preciso sobre o uso e as fontes de energia, mas parecem menos sensibilizados
em relação ao tema em contexto doméstico. A dimensão central de explicação das práticas de eficiência
energética, identificada através de um modelo de equações estruturais, refere-se às atitudes pró-ativas de
conservação dos recursos naturais e de prevenção das alterações climáticas as quais, por sua vez, são formadas a
partir da influência do contexto familiar na exposição ao tema da energia e nos valores altruístas e tradicionais. O
planeamento da intervenção escolar para a mudança de comportamento deve tomar em conta estes resultados,
nomeadamente, a necessidade de continuadamente expor os alunos a informação precisa sobre a energia, de
fomentar uma monitorização ativa dos consumos e das formas eficientes de uso deste recurso.

Publicação associada ao Projecto NETZERO SCHOOL ENERGY.