Luísa Schmidt (coord.), João Ferrão, Pedro Prista, João Mourato, Carla Gomes, Adriana Alves.
O município de Loulé foi o primeiro no Algarve a elaborar uma Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC), no âmbito do Projecto ClimAdaPt.Local (2016). Elaborada a EMAAC, o município assumiu como prioridade assegurar o envolvimento da sociedade civil na sua implementação, através da constituição de um Conselho Local de Acompanhamento (CLA).
O CLA reúne-se periodicamente e é constituído por uma diversidade de atores-chave do município, entre eles representantes da administração nacional e local, de associações de ambiente e desenvolvimento local e dos principais setores, como o turismo, a agricultura, as pescas e a floresta.
Na sequência da aprovação da EMAAC e da constituição do CLA, tornou-se importante estabelecer um processo que ajudasse a monitorizar a aplicação das opções delineadas, bem como a facilitar um melhor e mais proveitoso envolvimento dos stakeholders locais.
O ICS-ULisboa, enquanto membro da equipa do ClimAdaPt.Local, colaborou activamente tanto na versão final da EMAAC de Loulé, como na organização do workshop com os stakeholders que levou posteriormente à constituição do CLA. Atualmente colabora com o município de Loulé na dinamização das reuniões do CLA e na monitorização da EMAAC.
A equipa do ICS-ULisboa tem a seu cargo a dinamização dos grupos de trabalho temáticos do CLA, bem como apoiar a Câmara Municipal de Loulé no estabelecimento de indicadores para a monitorização da implementação das opções de adaptação previstas na EMAAC.
Estatuto: Entidade proponente
Financiado: Sim
Rede: Protocolo celebrado com a Câmara Municipal de Loulé