Skip to content
destaque

Blogue ATS | O tema das alterações climáticas nos programas de Governo

Esta semana, o Blogue ATS contou com a colaboração de João Estevens, doutorando em Global Studies (Universidade Nova de Lisboa) e bolseiro de investigação no ICS-ULisboa!
Neste artigo a não perder, o autor aborda O tema das alterações climáticas nos programas de Governo, numa análise premente que interroga se as estratégias e agendas governativas portuguesas (2015 e 2019) têm correspondido às exigências da crescente mobilização da sociedade civil face à crise climática.

“Efetivamente, o tema das alterações climáticas parece ter ganho mais visibilidade no espaço público mediático na segunda metade da década passada. Também em Portugal os movimentos pela justiça climática têm estado muito ativos, lutando por diferentes causas globais e nacionais, exercendo pressão política e contribuindo para uma crescente consciencialização da sociedade portuguesa acerca do tema.
Mas terá essa visibilidade transparecido nos objetivos delineados pelo Governo?
É esta a pergunta que estrutura este texto, procurando aferir uma eventual alteração na formulação de uma estratégia de atuação governativa em relação ao tema nos programas de Governo de 2015 e de 2019, anos em que ambas as eleições legislativas levaram à tomada de posse de um Governo do Partido Socialista liderado pelo primeiro-ministro António Costa.”

João Estevens é Doutorando em Global Studies (Universidade Nova de Lisboa) e Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais – Globalização e Ambiente. Atualmente, é Bolseiro de Investigação do ICS-ULisboa no projeto ‘Nós e a Internet’.