Apresentação do Livro “Hábitos Alimentares dos Portugueses” de Mónica Truninger & Debate “Somos o que comemos? E comemos mal ou bem?”

No dia 11 de setembro de 2020 será apresentado o novo livro da Investigadora Mónica Truninger, socióloga no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Coordenadora do Grupo de Investigação de Ambiente, Território e Sociedade (GI ATS), entitulado “Hábitos Alimentares dos Portugueses”, que integra o nº107 da coleção de ensaios de divulgação científica da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Esta publicação de divulgação científica explora as transformações dos hábitos alimentares “nas suas diversas fases de aquisição, apropriação e apreciação (e de desperdício alimentar)”em Portugal no passado e presente, incluindo a actual conjuntura da pandemia Covid-19,  tendo em conta a influência dos processos de globalização e analisando as suas “consequências para a saúde e a sustentabilidade ecológica e económica”.

A apresentação deste livro enquadra-se numa conferência com um debate entitulado “Somos o que comemos? E comemos mal ou bem? entre a Investigadora Mónica Truninger e o nutricionista Pedro Graça com a moderação do jornalista José Pedro Frazão,  que decorerrá entre as 19h00 e 19h45 no Auditório Sul da Feira do Livro de Lisboa, fazendo parte do Programa “Da Capa à Contracapa” numa parceria entre a Fundação e o Rádio Renascença.

A assistência é livre, havendo uma lotação máxima de 48 pessoas devido a precauções de saúde e segurança, sendo transmitido na Rádio Renascença no sábado dia 12 de setembro às 9h30, e possível a sua visualização em directo no website da Fundação e posteriormente na sua área de podcasts.

Somos o que comemos? E comemos mal ou bem?