Blogue ATS | A apresentação de produtos alimentares de origem rural em lojas especializadas de Aveiro, Lisboa e Porto

Ontem, a equipa do STRINGS -Alexandre Silva (ICS-ULisboa), Elisabete Figueiredo (Universidade de Aveiro) e Mónica Truninger (ICS-ULisboa)- voltou ao Blogue ATS, para apresentar e discutir dados acerca d’ “A apresentação de produtos alimentares de origem rural em lojas especializadas de Aveiro, Lisboa e Porto“!

“Poder-se-ia pensar que apenas as grandes superfícies recorrem a ferramentas sofisticadas de organização do espaço (por exemplo, a organização do layout) mas os responsáveis das lojas referem-se a vários saberes especializados – como a arquitetura, design, marketing visual ou o vitrinismo – que são mobilizados quer no momento inicial de desenho ou transformação da loja, quer na manutenção e atualização periódica dos espaços e disposição dos alimentos.[…] Nem sempre, ao contrário do que seria expectável, a intenção desta composição é apenas promover a venda do produto em exposição.”

Este post a não perder faz parte de uma série de artigos no Blogue ATS desenvolvido pela equipa STRINGS. Poderão ler a introdução ao Projeto STRINGS (14 de outubro 2020) e a apresentação de resultados preliminares (4 de novembro de 2020) no Blogue ATS!

O projeto STRINGS reúne “sociólogos, geógrafos e economistas da Universidade de Aveiro, da Universidade de Lisboa (ICS e IGOT) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro”.  Os autores que nos apresentam estes resultados são Alexandre Silva (membro da equipa do STRINGS e investigador convidado no projeto SafeConsume-Horizonte 2020), e as Investigadoras Principais do projeto, Elisabete Figueiredo (Universidade de Aveiro), e Mónica Truninger (ICS-ULisboa/Observa).