Skip to content
destaque

Blogue ATS: A crescente importância do vetor ambiental para a segurança e defesa nacionais em Portugal

Faz sentido pensar o ambiente do ponto de vista da segurança nacional? Qual tem sido o tratamento das questões ambientais na narrativa securitária? Estas duas questões dão o mote para este texto” desenvolvido por João Estevens, a publicação de hoje do Blog ATS!

O postA crescente importância do vetor ambiental para a segurança e defesa nacionais em Portugal  aborda estas questões através de uma análise longitudinal (1985-2013) da narrativa de segurança desenvolvida pelo Governo português nas suas publicações relativas ao Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN). A recensão crítica da estratégia de segurança do Estado desenvolvida pelo autor é especialmente relevante dada a urgência da “adaptação comportamental coletiva e uma nova atuação institucional” perante “os riscos asssociados às alterações climáticas”, e premente, dado que “a próxima revisão do CEDN, cujos trabalhos serão em breve iniciados e terão o horizonte temporal do final da década/início da próxima”.

João Estevens é Doutorando em Global Studies (Universidade Nova de Lisboa) e bolseiro de investigação do ICS-ULisboa no projeto H2020 CONCISE – Papel da comunicação na perceção e crenças dos cidadãos europeus sobre ciência.