Blogue ATS | A Eletrificação da Vida

“A eletrificação da vida” é o tema do último artigo do Blogue ATS, da autoria de Ana Horta (ICS-ULisboa). Tendo em conta as estratégias políticas europeias e nacionais que unem a transição digital ao desenvolvimento sustentável, a autora reflete acerca das implicações subjacentes à ‘eletrificação de mais processos e setores da sociedade’.

“De que formas e até que ponto a crescente eletrificação dos sistemas sociotécnicos poderá envolver a reorganização de práticas sociais, dos transportes, do regime de trabalho, do ensino, da sociabilidade, da socialização das novas gerações? São questões que devem ser analisadas face às atuais estratégias políticas de crescente eletrificação da vida.”

Ana Horta é investigadora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa), onde pertence ao grupo de investigação Ambiente, Território e Sociedade. É membro da equipa de coordenação da Secção Ambiente e Sociedade da Associação Portuguesa de Sociologia.