Skip to content
destaque

Blogue ATS | A miragem da Agenda 2030? Um enfoque a partir do ‘Africa SDG Index’

No último post do Blogue ATS, João Guerra (ICS-ULisboa) desenvolve uma análise premente do estado atual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no continente Africano, tendo em conta o impacto da crise pandémica. Este post, a não perder, é intitulado “A miragem da Agenda 2030? Um enfoque a partir do ‘Africa SDG Index’”.

“Os efeitos mais negativos da pandemia seguem o mesmo padrão de desigualdade, afetando antes de mais países e regiões onde os sistemas de saúde são mais débeis e a capacidade de resposta à correlata crise socioeconómica é diminuta. Estaremos, afinal, perante mais um falhanço que justifica críticas antigas à ideia de Desenvolvimento Sustentável?”

João Guerra é investigador auxiliar no ICS-ULisboa, co-coordenador do ‘Seminário de Ciências da Sustentabilidade e Alterações Climáticas’ no PDACPDS (Programa Doutoral de Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável), e é membro da equipa de coordenação da ‘Secção Ambiente e Sociedade’ da APS (Associação Portuguesa de Sociologia).