Blogue ATS | A neutralidade carbónica em Portugal: uma transição (in)justa?
Ontem, no Blogue ATS, contámos com a análise premente de Vera Ferreira (ICS-ULisboa) no seu post “A neutralidade carbónica em Portugal: uma transição (in)justa?”. A autora aborda o discurso de transição para a neutralidade carbónica no contexto político português e as políticas públicas desenvolvidas até à data, particularmente no setor energético, e o seu impacto nas famílias e empresas portuguesas.
“não basta que a transição seja verde para que se torne automaticamente justa. Para que as desigualdades socioeconómicas não se agravem na sequência da pandemia e durante a transição para a neutralidade carbónica, a justiça social deverá ser colocada no cerne da ação climática”
Vera Ferreira é doutoranda em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa), integrada no Observatório de Ambiente, Território e Sociedade (Observa). O seu projeto de tese intitula-se “A transição energética em Portugal no horizonte 2050: uma análise à luz do conceito de democracia energética”.