Blogue ATS | A reinvenção da roda
Na última publicação do Blogue ATS, Ana Delicado (ICS-ULisboa) analisa a pandemia Covid-19 sob a perspetiva da comunicação da ciência, sublinhando a importância de reconhecer e aprender com outras pandemias e crises de saúde que têm ocorrido no passado e presente, num post intitulado “A reinvenção da roda”.
Venham refletir e saber mais acerca do conhecimento acumulado nesta área, e o papel essencial de saber como melhor comunicá-lo! “Como é que este novo risco aparece nos media? Como é que o vírus é descoberto, descrito e representado? Quem aparece a dar a cara pela ciência? E, mais importante ainda, como é que as medidas de saúde pública são transmitidas de forma a terem impacto nos comportamentos individuais?”
Ana Delicado é investigadora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e desenvolve em estudos sociais da ciência, e está há dois anos a trabalhar no CONCISE, um projeto europeu sobre o papel da comunicação de ciência nas perceções e crenças dos cidadãos europeus.