Skip to content
destaque

Blogue ATS: Ajuda alimentar em Portugal: as crises que enaltecem o papel das iniciativas

Já pode consultar o artigo da autoria de Fábio Augusto para o Blogue ATS, sobre a “Ajuda alimentar em Portugal: as crises que enaltecem o papel das iniciativas”. Fábio Augusto é doutorando em Sociologia – OpenSoc no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, tendo colaborado como investigador nos projetos “TRANSE-AC: Social and Environmental Transition – Alternatives and Commons e “Families and Food in Hard Times”.

Compreender as dinâmicas relacionais e organizacionais que se estabelecem nos principais modelos de ajuda alimentar que atuam em Portugal representa o principal objetivo do projeto de doutoramento iniciado em 2016. Conhecer o modus operandi das iniciativas, bem como as suas fragilidades e potencialidades, permitirá lançar algumas pistas para o extenso debate, dentro e fora da academia, acerca do papel social destas respostas. 

De forma algo simplista e dicotómica, podemos situar os principais debates em torno das iniciativas de apoio alimentar em função de duas perspetivas dissonantes e polarizadas. De um lado encontramos os defensores destas iniciativas, que acreditam no seu potencial para combater ou minimizar fenómenos como a pobreza e o desperdício alimentar. Do outro aqueles que consideram que elas representam uma falsa resposta a um problema estrutural bem mais complexo.”