Blogue ATS | CIDADES MÉDIAS: UM RETORNO RECORRENTE?

Esta semana, o Blogue ATS contou com a colaboração de João Ferrão (ICS-ULisboa), no seu texto intitulado ‘CIDADES MÉDIAS: UM RETORNO RECORRENTE?‘. Neste artigo, o autor aborda os achados do projeto Cidades Médias, uma investigação francesa realizada pela Fabrique de la Cité,  sublinhando a relevância dos temas sob análise, particularmente “num ano em que teremos eleições autárquicas”.

“Os debates suscitados pela Fabrique de la Cité procuraram combater duas visões “essencializadas, generalizadas e quase caricaturais” das cidades médias: até à pandemia, territórios condenados ao declínio demográfico e económico; com a pandemia, o novo El Dorado para os que querem escapar aos impactos sociais e económicos da crise sanitária, sentidos com particular intensidade nas metrópoles.”

“as cidades médias regressam pelo quadro de vida equilibrado que proporcionam e pela escala manuseável para concretizar as diversas transições politicamente ambicionadas – alimentar, verde, digital, demográfica, etc..”

João Ferrão é doutorado em Geografia pela Universidade de Lisboa e investigador coordenador aposentado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa).