Skip to content
destaque

Blogue ATS | Covid-19: uma tempestade perfeita, incluindo para os processos participativos

No primeiro post do ano do Blogue ATS, “Covid-19: uma tempestade perfeita, incluindo para os processos participativos“, Roberto Falanga (ICS-ULisboa) desenvolve uma análise acerca do impacto da pandemia na participação cidadã em processos de tomada de decisão e mobilizações sociais. Nesta reflexão, que identifica questões de natureza empírica e analisa os achados de um estudo recente da OCDE, o autor sublinha a necessidade de repensar “o conceito e as ferramentas dos processos participativos”.

“será necessário repensar o que é que a participação cidadã poderá representar no próximo futuro em articulação com novas temáticas que se tornarão centrais para a sociedade. Esta reflexão não pode e não deve acontecer sem um investimento sério em novas ferramentas digitais e um reforço dos canais presenciais para, em conjunto, minimizar os riscos de exclusão e nos preparar melhor para o futuro.”

Roberto Falanga, investigador de pós-doutoramento no ICS-ULisboa, é mestre em psicologia e doutor em Democracia no século XXI. A sua investigação foca-se na análise crítica de processos e práticas de participação cidadã em diversos âmbito de atuação das políticas públicas. É membro de projetos nacionais e internacionais e co-Investigador Principal no ICS do projeto “ROCK – Regeneration and Optimisation of Cultural heritage in creative and Knowledge cities”. Desde 2014, colabora com a Câmara Municipal de Lisboa no planeamento e avaliação de processos participativos.