Skip to content
destaque

Blogue ATS | E, de súbito, o mundo mudou? Avanços da Covid-19, retrocessos da sustentabilidade

No último post do Blogue ATS, João Guerra (ICS-ULisboa) desenvolve uma reflexão acerca dos ‘Avanços da Covid-19, retrocessos da sustentabilidade‘, tendo em conta o estado atual do mundo em meados de outubro de 2020. A pandemia e, sobretudo, os seus efeitos cruzados são considerados enquanto fenómenos constitutivos de “muito mais do que uma crise sanitária. (…) Uma crise sistémica, simultaneamente económica, social e ambiental” que se traduz num golpe inesperado para o caminho delineado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em 2015.

“A comunidade de todas as nações precisaria, por isso, de reforçar o contrato social transversal, mais do que nunca, viável, justo e inclusivo, em linha com o que já era preconizado pela Agenda 2030 e agora, na prática, se mantém postergado.”

João Guerra é investigador auxiliar no ICS-ULisboa, co-coordenador do ‘Seminário de Ciências da Sustentabilidade e Alterações Climáticas’ no PDACPDS (Programa Doutoral de Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável), e é membro da equipa de coordenação da ‘Secção Ambiente e Sociedade’ da APS (Associação Portuguesa de Sociologia).