Blogue ATS | Health as a global public good – An essential reframing for poverty measurement and a more balanced view on sustainability

No último post do Blogue ATS, Jieling Li (ICS-ULisboa) e Franz Gatzweiler (Institute of Urban Environment, Chinese Academy of Sciences) desenvolveram uma reflexão critica acerca do conceito de sustentabilidade e seus indicadores, no seu artigo intitulado “Health as a global public good – An essential reframing for poverty measurement and a more balanced view on sustainability“.

Tendo em conta a importância de olhar criticamente para as “tools and lens we choose to approach an increasingly uncertain future”, os autores debruçam-se particularmente nos indicadores para a pobreza, advogando uma abordagem multidimensional, incluindo a saúde humana e ambiental enquanto bens comuns essenciais.

“In between a doomsday climate narrative and the SDG sustainability feast, we need to seek a more nuanced narrative towards a greater acknowledgement of Earth as our precious common property and hold the attitude of awe.”

Jieling Liu é doutoranda no Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável do ICS-ULisboa. Neste momento, é investigadora doutoral visitante na Indiana University Bloomington nos Estados Unidos, e editora convidada na edição especial ‘Asian City Futures: Spatial form and health’ da revista científica ‘Cities & Health’ .

Franz Gatzweiler é doutorado em Agricultural Economics pela Universidade de Bonn e a Universidade Humboldt de Berlin. Neste momento, é investigador e docente no Institute of Urban Environment da Chinese Academy of Sciences (IUE), e diretor executivo do programa doutoral  “Urban Health and Wellbeing: a Systems Approach” (IUE).