Blogue ATS: Novos usos em redor do Património Tangível Pós-Industrial. Contributos do Projeto H2020 ROCK

O Blogue ATS está de volta, desta vez com um artigo sobre “Novos usos em redor do Património Tangível Pós-Industrial. Contributos do Projeto H2020 ROCK” da autoria de João Carlos Martins, Investigador Pós-Doc no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

“As cidades, e os seus territórios urbanos mais ou menos periféricos, enquanto formas territoriais do capitalismo contemporâneo, resultam da interação entre capital, representações e atores sociais. Compreender a herança cultural das urbes contemporâneas, perante um contexto global que promove o consumo e a visita, e em que estas marcas históricas são convocadas como elementos fundamentais de competição entre cidades, é também compreender a razão das suas pulsões, desvios e disfuncionalidades.”