Blogue ATS | O Papel da Sociologia no Nosso Futuro Comum
O último post do Blogue ATS, pela autoria de Susana Fonseca (ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável), aborda “O Papel da Sociologia no Nosso Futuro Comum“. Mobilizando a sua experiência de ativismo ambiental e investigação científica, a autora apresenta a sua reflexão acerca do contributo das ciências sociais para uma transição para “uma sociedade sustentável focada no bem-estar”.
“ainda hoje persistem mitos profundamente enraizados sobre como promover a mudança social. […] Colocando a tónica no indivíduo, obscurece-se o papel estrutural das decisões tomadas em termos de políticas públicas, de decisões empresariais de maximização de benefícios para os acionistas, de todos os contributos que acabam por dar corpo ao conjunto de infraestruturas, de regras, de tendências e de possibilidades que são colocadas aos cidadãos […] A Sociologia, com a sua inerente capacidade para estimular a reflexividade social, isto é, a análise crítica à realidade social, pode desempenhar um papel central”
Susana Fonseca é Membro da Direção da ZERO (ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável) e coordenadora da área temática “Sociedades Sustentáveis e novas Formas de Economia”.
Faz parte da equipa histórica do Observatório de Ambiente, Território e Sociedade (Observa) do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa).