Blogue ATS | O reconhecimento dos brasileiros a respeito das alterações climáticas
Venha conhecer os resultados do 1º Inquérito Brasileiro da série ‘Percepção Climática’ através da análise realizada por Luiz Brito Lourenço (ICS-ULisboa) no Blogue ATS. Este post, a não perder, é intitulado “O reconhecimento dos brasileiros a respeito das alterações climáticas”.

“Revelou-se que a maioria absoluta da população brasileira acredita em aquecimento global (92%); que este é uma ameaça às próximas gerações (88%) e é causado por ação humana (77%); e 61% estão “muito preocupados” com o ambiente. Da amostra total, 74% crê que queimadas não servem ao crescimento da economia, embora 29% dos inquiridos resida nas zonas afetadas.”

“Com o objetivo de avaliar o conhecimento dos brasileiros sobre as alterações climáticas, esta etapa [da série Percepção Climática] teve por temática as queimadas da Amazônia.[…] A metodologia, tendo em conta a situação de pandemia, valeu-se de entrevistas por telefone a uma amostra ponderada de 2 600 indivíduos”

Luiz Carlos de Brito Lourenço é doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB), Brasil. É Investigador Associado do ICS da Universidade de Lisboa desde 2019. Sob a perspectiva da Sociologia Económica, sua área de interesse é a construção da sustentabilidade nos setores de agricultura/alimentos, energias renováveis e mercado financeiro.