Blogue ATS: QUEM FOI? A gestão de risco incorpora-se à responsabilidade socioambiental – 2ª parte

A segunda parte da série “QUEM FOI?”, da autoria de Luiz Carlos de Brito Lourenço (investigador na Universidade de Brasília e investigador visitante no ICS-ULisboa) já se encontra disponível para leitura no Blogue ATS. O post aborda as temáticas da gestão de risco e da responsabilidade na governança socioambiental.

“No interstício de Mariana e Brumadinho houve um terceiro desastre ambiental no estuário amazónico, cuja notícia ficou restrita às imprensas regional e económica. Chuvas volumosas abateram-se dias 16 e 17/02/2018 (200mm em 12 horas, metade do estimado para o mês) sobre as instalações da Alunorte (grupo norueguês Hydro ASA), a maior refinaria de alumina do planeta, no município de Barcarena (população 99.859, IBGE Censo 2010), junto ao porto de Vila do Conde, a 45 km por mar e 111 km por terra de Belém, capital do Pará.”