Blogue ATS | Reflexões sobre uma experiência de colaboração interdisciplinar no projeto SafeConsume
No último post do Blogue Ambiente, Território e Sociedade, contámos com a participação de Luís Junqueira (CIES-IUL), Alexandre Silva (ICS-ULisboa e Mónica Truninger (ICS-ULisboa), que partilham “Reflexões sobre uma experiência de colaboração interdisciplinar no projeto SafeConsume“.
Saiba mais acerca do projeto SafeConsume (financiado pela Horizon 2020), que visa conhecer as práticas de segurança alimentar em contexto doméstico e procurar soluções para reduzir os surtos de toxinfecção na Europa, e conheça os desafios de desenvolver metodologias interdisciplinares adequadas a trabalho com crianças e adolescentes em idade escolar.
Este post a não perder é a última publicação do Blogue antes da pausa de Verão! 🙂
“Para além do impacto da pandemia, o grande desafio foi o de negociar um protocolo entre investigadores com práticas de trabalho muito distintas. […] Apesar de alguma proximidade das experiências no trabalho científico e académico, as diferentes abordagens metodológicas nas ciências sociais e nas ciências naturais/da saúde refletem também divergências profundas nas representações sobre a ciência e nas práticas de trabalho científico ou, se quisermos, diferentes culturas científicas (ou epistémicas).”
– Luís Junqueira, Sociólogo Investigador no Laboratório de Inovação Metodológica do CIES-IUL;
– Alexandre Silva, Sociólogo Investigador convidado no projeto SafeConsume;
– Mónica Truninger, coordenadora da equipa do projeto SafeConsume no ICS-ULisboa) é Socióloga e coordenadora do Grupo de Investigação Ambiente, Território e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa).