Skip to content
destaque

Blogue ATS: Serviços de Ecossistemas e Bem-Estar: a participação do ICS no projeto Riveal

O post desta semana no Blogue ATS “Serviços de Ecossistemas e Bem-Estar” dá conta da participação da equipa do Instituto de Ciências Sociais no projecto RIVEAL – Valores e Serviços dos Ecossistemas Fluviais e das Florestas Ripárias em Paisagens Fluviais Alteradas e Futuros Climáticos Incertos. O projecto conta com uma equipa multi-disciplinar (Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro, Instituto Superior de Agronomia e o Instituto de Ciências Sociais), procurando levar a cabo uma investigação de carácter holístico dos serviços de ecossistema de paisagens ribeirinhas alteradas por barragens.
O artigo é da autoria de Joana Sá Couto (bolseira de investigação no projecto RIVEAL e doutoranda no PDACPDS), Luísa Schmidt (coordenadora do Observa e Investigadora Principal no ICS-ULisboa) e Ana Delicado (vice-coordenadora do Observa e Investigadora Auxiliar no ICS-ULisboa).
“O desafio colocado pelos serviços de ecossistema culturais é altamente complexo. Em toda a literatura dos serviços de ecossistema em geral, as dimensões culturais são das mais difíceis de avaliar e quantificar, por serem assumidamente intangíveis. É necessário que estas análises não sejam redutoras e estritas, meramente economicistas ou técnicas. Daí a importância dos estudos de ciências sociais sobre a paisagem e sobre as percepções, atitudes e valores dos residentes. Acresce que, no caso específico do projecto Riveal, estamos perante paisagens muito heterogéneas e modificadas que complexificam o terreno em análise.”