Blogue ATS: “Vírus expôs falha sistémica e agrava divergência na UE”

Hoje foi publicado o mais recente post do Blog ATS desenvolvido por Paulo Miguel Madeira, doutorado em Geografia pelo IGOT (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa) e bolseiro no ICS-ULisboa no projecto As Pessoas e o Fogo: Reduzir o Risco, Conviver com o Risco.

Retomando a análise e discussão acerca do impacto do Covid-19 na União Europeia que desenvolveu num texto que foi publicado em 10 de maio de 2020 no LabCit/Gedri (Laboratório de Estudos sobre Circulação, Transporte e Logística- Universidade Federal de Santa Catarina), o recente post intitulado “Vírus expôs falha sistémica e agrava divergência na UE” analisa o impacto da falta de capacidade de resposta dos sistemas de saúde na UE à crise pandémica e a assimetria das consequências económicas dessa crise.

“A ‘falha sistémica’ na UE consiste justamente no facto de haver uma recessão com esta profundidade (cuja recuperação decorrerá a um ritmo muito incerto) por falta de capacidade industrial instalada no seu território para produzir equipamento de saúde e assegurar um funcionamento minimamente normal de outros setores produtivos, dependentes de cadeias de fornecimento da Ásia.”

“Para os geógrafos, abrem-se novos desafios em termos de pesquisa que dê conta das novas realidades que irão impor-se. Do ponto de vista da geografia económica e do desenvolvimento, haverá toda uma nova realidade para mapear e compreender, de início .”

.