Blogue SHIFT | A europeização e as territorialidades desencontradas
Hoje, no Blogue SHIFT, Inês Gusman (Universidade de Santiago da Compostela) aborda a temática d’ “A europeização e as territorialidades desencontradas“.
“Atualmente, existem centenas de estruturas transfronteiriças espalhadas pelos vários limites estatais europeus, comummente denominadas euroregiões, que promovem, coordenam e implementam ações conjuntas entre agentes de diferentes países.
(…) As estruturas transfronteiriças são recorrentemente apontadas como laboratórios vivos da integração europeia, já que permitem corrigir certos desencontros simbólicos e institucionais provocados pela artificialidade das fronteiras estatais.”
Inês Gusman é investigadora pós-doutoral do Departamento de Geografia da Universidade de Santiago de Compostela e investigadora visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa).