Blogue SHIFT | A interdisciplinaridade na pesquisa sobre mudança climática: reflexões a partir da experiência do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia no Brasil

O mais recente artigo do Blogue SHIFT, intitulado A interdisciplinaridade na pesquisa sobre mudança climática: reflexões a partir da experiência do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia no Brasil é da autoria de Júlia Guivant (UFSC). Conheça a análise que a autora desenvolve dos resultados de uma reflexão conjunta que promoveu entre investigadores integrados no Instituto Nacional de Mudança Climática, acerca dos principais obstáculos e estratégias da investigação interdisciplinar nesta área.

“O apelo ao estudo interdisciplinar sobre mudança climática passou a ser bastante consensual, com maior número de periódicos publicando artigos com este caráter, e presente em editais de agências de financiamento. […] Para pensar esses temas é fundamental não partir de um dever ser, mas de uma reflexão vinculada a como se faz a pesquisa sobre mudança climática, que pensam os pesquisadores e que estratégias sugerem para superar os problemas que enfrentam.”

Julia S. Guivant é Doutora em Sociologia, professora titular aposentada do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil), onde atua como professora permanente no Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas e na Pós-graduação em Sociologia e Ciência Política. Atualmente é pesquisadora visitante no Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa.