Blogue SHIFT | A report from the Urban Transitions Hub

Esta semana, o Blogue SHIFT contou com o segundo artigo da Série de posts coletivos dos Hubs em que participam os membros do SHIFT – Grupo de Investigação em Ambiente, Território e Sociedade do ICS! Esta série tem como objetivo divulgar reflexões conjuntas, que poderão abordar temas da atualidade, achados ou metodologias de investigação desenvolvidas, e outras temáticas consideradas relevantes pelos membros do Hub.

No artigo “A report from the Urban Transitions Hub venha conhecer o Urban Transitions Hub (UTH) do ICS-ULisboa, um grupo de investigadores que explora as dimensões interdisciplinares da(s) cidade(s) através de uma agenda que aborda as suas crises e visa investigar urbanização mais equitativas e sustentáveis, abrangendo tópicos tais como as políticas de habitação, governança participativa, planeamento urbano, demografia e segurança. Neste post a não perder, são partilhadas as reflexões conjuntas dos seus membros que foi desenvolvida entre maio e junho de 2021, e é abordada a identidade e o funcionamento deste grupo, assim como os objetivos e atividades que têm desenvolvido e pretendem desenvolver no futuro.

“These elements (informality, horizontal organization, personal involvement) represent in many ways UTH’s “identity”, as well as a spur to participation. Our little exercise in self-analysis at UTH was therefore also the occasion to systematize and make explicit some broad principles and methodologies which have emerged from our working together”

___

The Urban Transitions Hub (UTH) is a group of researchers interested in exploring the urban dimension of the Anthropocene and its crises: theorising and shaping more equitable and sustainable urbanisation. The UTH is based at the Institute of Social Sciences of the University of Lisbon.
If you want to contact us, please use the following e-mail address: uth@ics.ulisboa.pt.