Blogue SHIFT | Atrito de inteligências urbanas no urbanismo periférico orientado por dados
Desvenda as interseções entre tecnologia, território, governança e agência dos cidadãos no artigo colaborativo “Atrito de inteligências urbanas no urbanismo periférico orientado por dados” da autoria de Tomás Donadio (ICS-ULisboa), Lalita Kraus (IPPUR/UFRJ), Aldenilson Santos (IPPUR/UFRJ) e Ramon Carnaval (IPPUR/UFRJ), publicado no Blogue SHIFT.
“o urbanismo orientado por dados materializa-se tanto em agendas de cidades inteligentes quanto em iniciativas subalternas, acarretando atritos entre inteligências urbanas divergentes. No Rio de Janeiro, a investigação de ações governamentais e cívicas orientadas por dados contribui para a compreensão de como as lutas pelo direito à cidade avançam de forma agonizante na periferia global.”
– Tomás Donadio é doutorando em Estudos do Desenvolvimento no ICS-ULisboa, investigador no Laboratório Espaço e assistente de pesquisa no Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ).
– Lalita Kraus é Professora adjunta no programa de graduação e pós-graduação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e é vice-coordenadora do Laboratório Espaço.
– Aldenilson Santos, investigador do LabEspaço (IPPUR/UFRJ), é doutor em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e doutor em Geografia (Universitat Autònoma de Barcelona).
– Ramon Carnaval, investigador do LabEspaço (IPPUR/UFRJ), trabalha na Prefeitura do Rio de Janeiro como Coordenador de Projetos do primeiro Datalake municipal no mundo no Escritório de Dados.