Blogue SHIFT | Como foi o 1.º Fórum da Habitação – As Estratégias Locais de Habitação: A perspetiva dos municípios

Esta semana no Blogue SHIFT, Caterina Di Giovanni (ICS-ULisboa) dá a conhecer “Como foi o 1.º Fórum da Habitação – As Estratégias Locais de Habitação: A perspetiva dos municípios“.

“No dia 26 de março, teve lugar o 1.º Fórum da Habitação – As Estratégias Locais de Habitação: A perspetiva dos municípios – no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Este evento, já anunciado num post anterior, enquadra-se nas atividades do projeto LOGO – A governança local das políticas de habitação. Uma investigação das estratégias locais de habitação (2023-2026).
O foco principal do projeto é a dimensão local das políticas de habitação, investigando especificamente o impacto das Estratégias Locais de Habitação (ELH) e das Cartas Municipais de Habitação (CMH). Neste 1.º Fórum, focámo-nos sobre as ELH, tendo como objetivos: aprender com a experiência dos técnicos municipais, para ajudar a melhorar as políticas de habitação a nível local e central; criar um espaço de discussão horizontal, de aprendizagem mútua e de boas práticas entre os municípios.”

Caterina Di Giovanni é arquiteta e doutorada em Estudos Urbanos (ISCTE-FCSH NOVA). É investigadora júnior no ICS-ULisboa no âmbito do projeto LOGO. Apoiante da interdisciplinaridade nos Estudos Urbanos, as suas áreas de interesse abordam habitação pública, políticas de habitação e estudos comparativos na Europa do Sul.