Blogue SHIFT | Conferência ODSlocal’22 – Caminhos, Dinâmicas, Futuros

Na primeira publicação do Blogue SHIFT de 2023, “Conferência ODSlocal’22 – Caminhos, Dinâmicas, Futuros“, saiba mais acerca do Projeto ODSLocal e conheça boas-práticas sustentáveis de municípios e comunidades locais!
Este artigo, que desenvolve uma reflexão na celebração dos dois anos do Projeto ODSLocal, é da autoria dos investigadores Paulo Miguel Madeira, João Guerra, Madalena Duque dos Santos, Luísa Schmidt e João Ferrão (ICS-ULisboa).

“O projeto ODSlocal – Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é uma iniciativa que tem mobilizado os municípios e outras entidades locais para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos na Agenda 2030 das Nações Unidas. Entre os seus vários propósitos está a capacitação das comunidades locais para a prossecução do desenvolvimento sustentável, estimulando a construção participada e colaborativa de estratégias de sustentabilidade municipal e a sua monitorização, bem como a valorização e divulgação de boas práticas, projetos inovadores e resultados alcançados.

[…] A Plataforma ODSlocal monitoriza o desempenho dos municípios em relação às metas dos ODS definidas pela ONU […] Fruto de um trabalho de pesquisa continuado e profundo junto de vários organismos (ex.: Instituto Nacional de Estatística, Direção-Geral do Território) e tendo em vista uma melhoria contínua da respetiva base de dados, a plataforma disponibiliza já mais de 120 indicadores de referência e quase meia centena de indicadores específicos.
[…] Adicionalmente, a Plataforma ODSlocal mapeia iniciativas que contribuem para a implementação da Agenda 2030 […] Ao fim de dois anos, estão registadas no portal mais de 700 boas práticas municipais e mais de 700 projetos da sociedade civil, perfazendo mais de 1450 entradas.
Um dos objetivos das conferências anuais […] é justamente divulgar as iniciativas com maior impacto, mais inovadoras e que possam inspirar outros agentes locais ”

• Paulo Miguel Madeira é doutorado em Geografia pela Universidade de Lisboa e investigador no ICS-ULisboa, onde integra a equipa do projeto ODSlocal. É um dos coordenadores da Secção de Economia Política do Território da Associação Portuguesa de Economia Política.
  • João Guerra é sociólogo, investigador auxiliar no ICS-ULisboa e professor no Programa de Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável e no Mestrado Design para a Sustentabilidade. Desde 2019, integra a equipa de coordenação da Secção Ambiente e Sociedade da Associação Portuguesa de Sociologia.
  • Madalena Duque dos Santos é mestre em Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade (ISCTE-IUL). Desde 2018 está integrada no OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade, como bolseira de investigação do ODSlocal. É bolseira de doutoramento ICS/FCT em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável.
  • Luísa Schmidt é socióloga e investigadora coordenadora do ICS-ULisboa, onde coordena o OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade. Integra o Comité Científico do Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável.
  • João Ferrão é geógrafo, investigador coordenador aposentado do ICS-ULisboa.