Skip to content
destaque

Blogue SHIFT | Contestar, participar, debater Lisboa – Notas à margem do processo participativo para a requalificação da Praça Martim Moniz

A última publicação do Blogue SHIFT de 2021 é da autoria de Roberto Falanga (ICS-ULisboa), e é intitulada Contestar, participar, debater Lisboa – Notas à margem do processo participativo para a requalificação da Praça Martim Moniz“.

Neste artigo a não perder, saiba mais acerca do ‘Movimento Jardim Martim Moniz’, a resposta institucional da Câmara Municipal de Lisboa e o processo de planeamento urbano participativo ‘Lisboa Participa | Futuro do Martim Moniz‘. As propostas de requalificação urbana que foram desenvolvidas neste processo participativo aguardam finalização por parte do novo executivo camarário da CML.
Em 2019, a submissão de uma petição com mais de 1600 assinaturas demonstrou a capacidade de captar e mobilizar diversos atores por parte do Movimento, ilustrando a centralidade de três temas interconectados: a produção e do uso do espaço público em Lisboa; a justiça ambiental como nó reivindicativo no espaço público; e a abertura de (novos) canais de interlocução entre movimentos e poder político.
 
Roberto Falanga é investigador de pós-doutoramento no ICS-ULisboa, mestre em psicologia e doutor em Democracia no século XXI. É membro de projetos nacionais e internacionais, perito de vários organismos internacionais na área da participação cívica e consultor da Câmara Municipal de Lisboa entre 2020 e 2021.