destaque
Blogue SHIFT | COP26, a questão agrária e a marginalização do campesinato

Hoje, o Blogue SHIFT conta com a colaboração de Kaya Schwemmlein (ICS-ULIsboa) num artigo que analiza e sistematiza ” duas visões distintas de ‘agricultura sustentável’ ao comparar algumas das medidas traçadas pela COP26 com as ‘vozes’ erguidas de agricultorxs de pequena-escala do Alentejo, Portugal”. Este post a não perder é intitulado “COP26, a questão agrária e a marginalização do campesinato“.

“Como destacado pela ONG GRAIN (2014), em termos globais, 70% dos alimentos são produzidos por pequenos e médios agricultores que utilizam apenas 25% dos recursos. O campesinato apresenta, então, uma gestão mais eficaz dos recursos necessários à produção e, contemporaneamente, são as primeiras testemunhas dos impactos da poluição, degradação ambiental e da falta de controlo.”

Kaya Schwemmlein é doutoranda no ICS-ULisboa, no Programa Doutoral de Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável. Trabalha atualmente sobre sistemas alimentares sustentáveis e desenvolvimento socio-ecológico na perspetiva do nexus água-energia-alimentação.