Blogue SHIFT | Corrida ao Espaço, Extrativismo e Crise Climática: entre invisibilidades, ficção científica e a realidade
Esta semana no Blogue SHIFT, Mónica Truninger (ICS-ULisboa) reflete sobre o crescente interesse político e económico no Espaço, as profundas incertezas sociais e ambientais que tal expansão acarreta, assim como o potencial latente para “futuros espaciais inclusivos, equitativos e sustentáveis”, num artigo intitulado: Corrida ao Espaço, Extrativismo e Crise Climática: entre invisibilidades, ficção científica e a realidade.
“Diversos atores do sector espacial, sejam privados ou públicos, confrontam-se com um conjunto de questões e desafios de inovação tecnológica para resolver alguns problemas actuais e emergentes […. e têm vindo] a circular um discurso que tenta mostrar os benefícios deste sector para a mitigação e adaptação às alterações climáticas, para o combate à insegurança alimentar, para a monitorização e segurança dos oceanos e das florestas (no combate aos incêndios), através de instrumentos de observação da Terra.”
Mónica Truninger é socióloga e coordenadora do Grupo de Investigação Ambiente, Território e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.